Curso de Formação em Práticas Integrativas e Complementares: Práticas Corporais

Terapia Corporal
Público: todos, em especial profissionais da saúde, massoterapeutas e educadores físicos.

Local: Santa Maria.

Mercado de Trabalho: em casa, consultório próprio, clínicas de terapia alternativa, empresas, callcenters, shoppings, aeroportos, clínicas particulares, atendimentos domiciliares.

Carga Horária: 600 horas/aula distribuídas em 10 módulos, sendo 400 horas/aula teóricas e 200 horas/aula práticas.

Investimento: R$ 2.500,00 à vista ou R$2.850,00 no cartão de crédito, em até 10 parcelas mensais de R$ 285,00.

A terapia corporal utiliza-se de vários métodos de avaliação, alongamentos e de recursos manuais derivados das massagens do oriente e ocidente.

A formação em práticas corporais oferece um percurso amplo de capacitação baseada nos princípios da educação somática que visa restabelecer os padrões saudáveis de movimento, prevenindo e corrigindo desvios posturais, dores musculares das atividades da vida diária e pós atividades físicas, bem como sintomas do estresse.

SOBRE O PROFESSOR:
Yogananda Dasa é terapeuta corporal, discípulo de B.A. Paramadvati Swami, da área de educação física, estuda educação somática e cultura corporal, atuando em São Paulo como Instrutor de Pilates na Rede de Academias Action 360º.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO:
Expor os fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos das práticas corporais integrativas e complementares, capacitando o aluno através de técnicas científicas e profissionais para atuação qualificada na área como massagista, terapeuta corporal ou educador somático, proporcionando conhecimentos teórico-metodológicos para a montagem, desenvolvimento, gestão e aplicação de projetos ou negócios em educação e saúde, baseando seu auto desenvolvimento e prática profissional em valores apresentados nos documentos da OMS/MS/PNPIC/SUS.

HABILIDADES APRENDIDAS:
Avaliação física; exercícios de fortalecimento e alongamento; massagem clássica (auto massagem, dupla, solo, maca, cadeira, redutora e linfática); massagem indiana, shiatsu, bambuterapia, pedras quentes, elementos de yôga, bandagem terapêutica., acupuntura aplicado a dores, aromaterapia, auriculoterapia, reflexologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Conhecer os fundamentos conceituais, procedimentais e atitudinais envolvidos na aplicação das práticas corporais integrativas e complementares no Brasil;
– Envolver-se na discussão das racionalidades médicas, compreendendo seus pressupostos;
– Esquematizar de forma coerente os conteúdos de estudo sobre a PCIC;
– Reconhecer as técnicas de PCIC enquanto patrimônio cultural da humanidade;
– Formular questionamentos em relação as PCIC;
– Identificar as necessidades, interesses e desejos do cliente do serviço de saúde, selecionando a técnica a ser melhor empregada a fim de construir um plano de atendimento mais próximo a realidade do paciente;
– Compreender, absorver, desenvolver e aplicar manobras das PCIC;
– Vivenciar valores inerentes ao profissional da saúde de acordo com documentos apresentados pela OMS/MS/PNPIC/SUS.
– Avaliar de forma crítica a finalização do curso.

A Pedagogia dos Corpos Retos I:

  • A construção social do corpo no Ocidente.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da massagem moderna.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da massagem terapêutica.

  • Repertório de práticas: auto massagem, massagem em dupla, massagem na cadeira, massagem no solo, massagem na maca.

A Pedagogia dos Corpos Retos II:

• Fundamentos técnicos e conceituais da liberação mio fascial.

• Fundamentos técnicos e conceituais da massagem estética redutora.

• Fundamentos técnicos e conceituais da drenagem linfática manual.

• Fundamentos técnicos e conceituais da Kinesio Taping (bandagem terapêutica).

• Repertório de práticas: liberação mio fascial e técnicas de massagem profunda; massagem estética e protocolos de redução de medidas; drenagem linfática manual; aplicação de bandagens terapêuticas para dores após atividades da vida diária.

Ginástica Natural:

• Fundamentos técnicos e conceituais da avaliação física postural.

• Fundamentos técnicos e conceituais do teste de força, resistência e flexibilidade muscular.

• Fundamentos técnicos e conceituais da ginástica natural para aptidão física, neuro-muscular e cardiorrespiratória – força, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, resistência e coordenaçào motora.

• Repertório de práticas: avaliação postural, avaliação muscular de força, resistência e flexibilidade, exercícios da ginástica natural e holísticas para consciência corporal.

Educação Somática:

  • Fundamentos técnicos e conceituais da educaçào somática.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da corporeidade e motricidade humana.

  • Recursos mecânicos facilitadores da consciência corporal.

  • Repertório de práticas: auto liberação mio fascial com bola de tênis, com rolo de espuma, exercícios com faixas elásticas, bola de instabilidade, arco de pilates, bastão de alongamento, almofada triângulo.

Antroposofia Aplicada à Saúde:

  • Fundamentos técnicos e teóricos da medicina antroposófica.

  • Fundamentos técnicos e teóricos da Pedagogia Waldorf.

  • Plantas medicinais.

  • Repertório de práticas: avaliação clínica segundo com a medicina antroposófica, terepêutica antroposofica, seleção de aromaterápicos, seleção de plantas medicinais.

Medicina Tradicional Chinesa I:

  • Fundamentos conceituais da medicina tradicional chinesa.

  • Fundamentos técnicos e conceituais do Lian Gong.

  • Fundamentos técnicos e conceituais do Tai Chi Chuan.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da massagem chinesa – Do In.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da massagem japonesa – Shiatsu.

  • Recursos terapêuticos: haste de bambu.

  • Repertório de práticas: lian gong, tai chi chuan, do in, shiatsu, bambuterapia.

Medicina Tradicional Chinesa II:

  • Fundamentos técnicos e conceituais da acupuntura aplicada a dores.

  • Fundamentos conceituais dos microssistemas.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da Auriculopuntura e da Auriculoterapia.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da Reflexologia.

  • Fundamentos técnicos e conceituais da Craniopuntura.

  • Recursos terapêuticos: haste de bambu, moxabustão, agulhas filiformes, sementes para aurículo.

  • Repertório de práticas: acupuntura aplicada a dores, ventosaterapia, auriculoterapia/puntura, massagem terapêutica nos pés e mãos.

Medicina Ayurvédica Indiana I:

• Fundamentos técnicos e conceituais da medicina ayurvédica indiana.

• Fundamentos técnicos e conceituais da massagem ayurvédica indiana.

• Fundamentos técnicos e conceituais da Shantala.

• Recursos terapêuticos: óleos de aromaterapia, pedras quentes e frias.

• Repertório de práticas: massagem abhyanga com óleos em Vatta, Pitta e Kapha, massagem com pedras quentes e frias, argiloterapia.

Medicina Ayurvédica Indiana II:

• Fundamentos conceituais do Yoga antigo.

• Fundamentos técnicos e conceituais do Ashtanga Yoga de Patanjali.

• Fundamentos técnicos e conceituais do Hatha Yoga.

• Fundamentos técnicos e conceituais do Ashtanga Vinyasa Yoga.

• Fundamentos técnicos e conceituais do Iyengar Yoga.

• Oida-vedaterapia.

• Curso da escola iniciática de Bhakti Vedanta Yoga.

• Repertório de práticas: práticas de yoga com elementos de hatha, vinyasa e iyengar.

Gestão de Negócios:

Os alunos deverão catalogar todas as leis que regem a prática das terapias integrativas e complementares. Será proposto, ainda, que os alunos criem, organizem, articulem patrocinadores e divulguem festival de práticas integrativas e complementares – práticas corporais e massagens, recepcionem os interessados e apliquem as técnicas aprendidas ao longo do percurso. Serão passados também conhecimentos acerca do sistema de cooperativismo, para que aqueles que se interessam pelo assunto possam se organizar enquanto grupo profissional.